quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Importância das Vitaminas



As vitaminas são compostos orgânicos essenciais ao funcionamento do metabolismo, porém não são produzidas pelo nosso organismo mas, são encontradas nos alimentos (carnes, frutas, verduras, legumes, etc).

A falta de vitaminas causa a hipovitaminose ocasionando o desenvolvimento de diversas doenças como: xeroftalmia, cegueira noturna, retardo no crescimento de crianças, alterações na função imunológica, doenças inflamatórias, perda severa dos dentes, pele resecada, unhas quebradiças, queda de cabelo, beribéri, anemia, fraqueza, escorbuto, risco de hemorragias, glossite, perda de apetite, gengivites, dermatites, dentre outras.

As vitaminas possuem funções importantes no organismo atuando no metabolismo dos açúcares, proteínas, gorduras, aminoácidos e enzimas, realiza a regulação do cálcio do sangue e dos ossos, na formação das hemácias e tecidos nervosos, combate os radicais livres e atua como agente antioxidante, além de atuar no fortalecimento do sistema imunológico.

Devido a sua vasta importância não devemos deixar de consumir diariamente alimentos que são fontes de vitaminas e evitar assim uma série de doenças devida a sua deficiência, caso haja à necessidade de suplementação por medicamentos, como, os polivitamínicos, será indicado pelo médico ou nutricionista de acordo com suas necessidades.

Evitar todas as doenças causadas pela hipovitaminose e passar a incluir na sua alimentação frutas, verduras, legumes, carne e cereais proporcionando uma alimentação mais saudável e afastando assim o aparecimento de várias doenças e adquirindo assim uma melhor qualidade de vida pra toda a família.

Não deixe de consultar um profissional Nutricionista e ter as orientações corretas para uma alimentação adequada ao seu dia-a-dia onde você terá mais saúde e disposição para suportar a correria da vida moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário