domingo, 20 de maio de 2012

Alergia Alimentar



A alergia alimentar pode ser definida como uma reação adversa a determinado alimento mediada por mecanismos fundamentalmente imunológicos.

Os alimentos mais citados como causadores de alergias alimentares são: leite, ovos, trigo, mariscos, amendoim, castanhas, camarão, peixe e soja, e os principais alérgenos alimentares identificados são de natureza proteica.

Seus sintomas podem surgir na pele, no sistema gastrointestinal e respiratório, podendo provocar: náuseas, vômito, diarreia, urticária, inchaço nos lábios, olhos, lingua e, também crises de asma e numa situação mais grave o choque anafilático.

A retirada do alimento causador da intolerância não é fácil e a pessoa pode estar exposto com frequência a esses alimentos.

Essas pessoas que desenvolvem alergia alimentar necessitam passar por um tratamento nutricional para que aprendam como utilizar os alimentos de forma mais eficiente pois alguns alimentos deveram ser retirados da alimentação para se evitar os sintomas causados pela alergia alimentar e também evitar deficiências nutricionais.

Porém esses alimentos deveram ser substituídos por outros que tenham a mesma qualidade nutricional mas que não causem alergias além de terem que ficar atentos aos rótulos dos alimentos industrializados para identificar as substâncias e nomes relacionados aos alimentos que desencadeiam a alergia.

Não deixe de procurar um profissional Nutricionista para obter as orientações necessárias e o seu planejamento alimentar.

Marque sua avaliação !!!!

Tel.: (21) 2717-7826/ (21) 7682-6994

Nenhum comentário:

Postar um comentário