quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Suplementação com Proteína


A grande maioria dos praticantes de Atividade Física utilização a suplementação de proteína para auxiliar no processo de hipertrofia.

Porém se for usado de forma errada pode acarretar alguns problemas a saúde e não ajudando na definição muscular.

As proteínas estruturais que formam as proteínas miofibrilares e as proteínas que atuam como enzimas na célula muscular mudam em resposta a adaptação ao treinamento físico. Na massa muscular a composição da proteína muscular e o teor de proteína no músculo irão mudar em resposta ao treinamento.

A prática de exercícios em especial os exercícios de resistência, resulta em aumento da oxidação dos aminoácidos de cadeia ramificada, que são aminoácidos essenciais e não pode ser sintetizados no corpo. Portanto, o aumento da oxidação implicaria no aumento das necessidades nutricionais de proteína.

O aumento sugerido na necessidade de proteína nutricional para os atletas em treinamento de exercícios de resistência está relacionado ao aumento no volume muscular (hipertrofia), e não ao aumento da oxidação dos aminoácidos.

Porém o valor adequado de proteína pode ser facilmente atingido com uma dieta adequada não sendo necessário o consumo extra de proteína.



Pois a proteína não é fonte significativa ao fornecimento de energia durante o exercício mas sua principal função não ocorre durante o exercício, mas no período de recuperação, no pós treino para que o processo de hipertrofia ocorra de modo eficiente e necessária a correta associação entre treinamento e a ingestão de nutrientes no período pós treino, onde ocorre o aumento da síntese proteica até 2 horas após.

Mas o excesso de proteína pode causar possíveis efeitos negativos que são: aumento no consumo de ácidos graxos, sobrecarga hepática e renal, gota, ganho de peso corporal, aumento da excreção de cálcio pela urina, dentre outros fatores.

Então para adequar as suas reais necessidades proteicas de acordo com sua atividade física para ter como resultado a hipertrofia procure um nutricionista que irá lhe orientar de forma correta e lhe proporcionar chegar ao seu objetivo e sem danos a saúde.

Agende a sua consulta com a Nutricionista Dra. Valesca Coimbra, comece já o processo de um corpo saudável e perfeito de acordo com sua pratica física.

Tel.: (21) 4124-6067/ (21) 7682-6994

Consultório: Av. Ernani do Amaral Peixoto, nº 300 sala 610, Centro/Niterói, RJ.

Aceitamos os planos CASSI, SAÚDE CAIXA E PLAN ASSISTE.

Consulta no particular pagamento em dinheiro ou cartões de crédito ou debito.

Texto: trechos do livro Nutrição & Metabolismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário