quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A IMPORTÂNCIA DO CHO NA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA



Para quem prática Atividade Física regularmente o carboidrato é o nutriente mais importante na alimentação.

Isso porque esse nutriente será responsável em maximizar seus estoques antes do exercício, fornecendo energia durante o mesmo e também terá um papel fundamental no período de recuperação pós exercício. Vários estudos na literatura sugerem que um adequado aporte de carboidrato na alimentação melhora o desempenho durante o exercício, ao passo que uma inadequada ingestão desse nutriente pode acarretar em cansaço e fadiga. Isso porque os estoques desse nutriente no nosso organismo são bem limitados - ao contrário dos estoques de gordura.

Só para termos uma idéia, se o carboidrato fosse a única fonte de energia do nosso organismo, uma atividade moderada de 90 nminutos seria capaz de depledar seus estoques. Por isso, devemos ingerir o carboidrato em quantidades adequadas sempre em nossa alimentação para repor até o maximizar seus estoques não comprometendo dessa forma o desempenho.





Para um individuo sedentário é recomendado seguir uma alimentação que forneça pelo menos 50 a 55% do seu total calórico em carboidratos. Porém para quem prática atividade física ou é atleta essa quantidade deve ser maior e variar de acordo com o tipo, frequência e intensidade dos treinos. Para uma melhor avaliação do aporte de carboidratos recomendado para a seu tipo de treinamento é indicado consultar um nutricionista.

Os alimentos ricos em carboidratos são: arroz, batata, massas em geral, aipim, inhame, pães, biscoitos, aveia, granola, cereais, barra de cereais, frutas e legumes que são excelentes fontes de carboidratos.

Deve ser lembrado que, de preferência, a arroz, pães e biscoitos devem ser consumidos em sua versão integral, fornecendo assim um aporte maior de fibras a nossa alimentação.

Fonte: www.sitemedico.com.br

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, faça dos alimentos o seu aliado na Atividade Física e tenha melhores desempenhos usando os alimentos corretos !!!

Agende sua consulta:

Tel.: (21) 4124-6067/ (21) 7682-6994

Endereço: Avenida Ernani do Amaral Peixoto, nº 300 sala 610, Centro, Niterói/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário