domingo, 25 de março de 2012

Alimentos Ricos em Fibras


Os alimentos ricos em fibras são encontrados em frutas, verduras, legumes, leguminosas e cereais integrais.

As fibras proporcionam a sensação de saciedade, melhoram o trânsito intestinal, têm a capacidade de absorver líquidos e aumentar o volume do bolo fecal (a fibra estimula os movimentos peristálticos do intestino, ocasionando na eliminação das fezes) e os ajudam na formação da flora intestinal benéfica.

Dietas ricas em fibras e com pouca gordura proporcionam o melhor funcionamento do intestino, previne doenças do coração, câncer, diabetes, auxiliam no controle do peso e ajudam no tratamento da obesidade, ajudam na diminuição do nível de colesterol.

O aumento do consumo de fibras deve ser gradativo e não pode ser feita rapidamente podendo causar flatulências, cólicas ou diarréias dando um tempo para o intestino se adaptar.

Quando a ingestão de fibras e aumentadam a alimentação também tem que se aumentar o consumo de líquidos para não dificultar a absorção dos minerais.

Aqio vai a dica de alguns alimentos ricos em fibras:

Frutas: abacate, morangos, figos secos, tâmara, avelã, abacaxi, damasco seco, laranja, maçã, manga, ameixa (sempre consumir com casca e bagaço);

Verduras: couve, agrião, brócolis, espinafre;

Legumes: repolho, berinjela, batata, cenoura;

Leguminosas: feijão, lentilha, soja, ervilha, grão-de-bico;

Cereais integrais: aveia, linhaça, quinoa, arroz integral, pão integral, cevada integral, farelos de trigo.

Sempre procure a orientação de um profissional Nutricionista para iniciar de forma correta o uso desses alimentos para que você possa aproveitar os melhores benefícios de todos os alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário