domingo, 25 de março de 2012

Alimentos Ricos em Fibras


Os alimentos ricos em fibras são encontrados em frutas, verduras, legumes, leguminosas e cereais integrais.

As fibras proporcionam a sensação de saciedade, melhoram o trânsito intestinal, têm a capacidade de absorver líquidos e aumentar o volume do bolo fecal (a fibra estimula os movimentos peristálticos do intestino, ocasionando na eliminação das fezes) e os ajudam na formação da flora intestinal benéfica.

Dietas ricas em fibras e com pouca gordura proporcionam o melhor funcionamento do intestino, previne doenças do coração, câncer, diabetes, auxiliam no controle do peso e ajudam no tratamento da obesidade, ajudam na diminuição do nível de colesterol.

O aumento do consumo de fibras deve ser gradativo e não pode ser feita rapidamente podendo causar flatulências, cólicas ou diarréias dando um tempo para o intestino se adaptar.

Quando a ingestão de fibras e aumentadam a alimentação também tem que se aumentar o consumo de líquidos para não dificultar a absorção dos minerais.

Aqio vai a dica de alguns alimentos ricos em fibras:

Frutas: abacate, morangos, figos secos, tâmara, avelã, abacaxi, damasco seco, laranja, maçã, manga, ameixa (sempre consumir com casca e bagaço);

Verduras: couve, agrião, brócolis, espinafre;

Legumes: repolho, berinjela, batata, cenoura;

Leguminosas: feijão, lentilha, soja, ervilha, grão-de-bico;

Cereais integrais: aveia, linhaça, quinoa, arroz integral, pão integral, cevada integral, farelos de trigo.

Sempre procure a orientação de um profissional Nutricionista para iniciar de forma correta o uso desses alimentos para que você possa aproveitar os melhores benefícios de todos os alimentos.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Alimentos Termogênicos


Muitos praticantes de atividade física quando querem perder um pouco de peso e ganharem mais energia utilizam os termogênicos que possuem um efeito térmico no organismo aumentando a temperatura do corpo e acelerando o metabolismo proporcionando assim a queima de gorduras corporais.

Sendo que dentre os produtos naturais também temos os alimentos com efeitos termogênicos que utilizados da forma correta e com o preparo adequado ao serem ingeridos ao longo do dia e períodos anteriores a atividade física irão auxiliar na perda de peso e queima de gordura.

Porém esses alimentos não fazem milagres, eles são incluídos numa dieta regrada e sempre juntos com a realização de atividade física para que se obtenha resultados satisfatórios no tratamento de emagrecimento ou somente para manter a boa forma.

Na natureza temos uma grande variedade de alimentos que são considerados termogênicos, dentre eles temos: gengibre, pimenta vermelha, pimentões, chá verde, canela, guaraná em pó, chá de hibisco, hortelã, couve, água gelada, alho, chá mate, laranja, kiwi, brócolis, mostarda, aspargos, couve, acelga e alimentos ricos em ômega 3 (salmão, sardinha, atum, cavalinha, bacalhau).

Porém a quantidade do que deve ser ingerido desses alimentos somente um profissional nutricionista poderá lhe informar, pois apesar de serem naturais algumas pessoas merecem atenção especial como os hipertensos, cardiopatas, gestantes, lactantes, pessoas com hemorróidas e algumas anormalidades no aparelho digestivo.

Através de uma avaliação nutricional e que se pode determinar quais alimentos deveram ser utilizados e por quais pacientes poderão utilizá-los sem que isso lhes traga prejuízos a saúde e bem estar.

Qualquer conduta nutricional só poderá ser realizada por um profissional nutricionista de forma a lhe trazer uma melhor forma de ingestão desses alimentos termogênicos combinados com os demais alimentos de forma correta e realizando a sua função essencial.

Nutrição e Atividade Física


Na busca diária para manter o peso ideal ou para perder as gordurinhas indesejadas as pessoas passam a realizar dietas da moda publicadas em revistas ou simplesmente param de fazer todas as refeições necessárias e ficam sem comer praticamente grande parte do dia.

Sendo que todas essas formas para emagrecer estão erradas e que sem dúvida irão prejudicar a sua saúde. O correto primeiro e procurar um profissional nutricionista que irá lhe indicar a melhor dieta para o seu estilo de vida e assim obter resultados satisfatórios para esse novo estilo de vida saudável que irá lhe trazer mais energia, disposição e uma qualidade de vida muito melhor.

Para que o tratamento nutricional pra redução do peso e para manter a boa forma a pessoa também necessita realizar atividade física de preferência atividades aeróbicas.

Ao fazer uma dieta muitas pessoas se animam quando vêem na balança que estão perdendo alguns quilos, porém tem que se ter muita atenção pois ao invés de está perdendo gordura pode está perdendo massa muscular que com o tempo te deixará magra e flácida e este não é o objetivo, por este motivo a prática de atividade física e fundamental durante e não somente o período de tratamento nutricional como em qualquer fase da vida.

Um profissional nutricionista irá lhe ajudar a utilizar os alimentos certos em combinações corretas que irão auxiliar não somente na perda de peso como ajudam na reconstrução muscular durante a atividade física, outros alimentos ajudam a evitar a flacidez, melhoram a pele, cabelo e unhas dando mais vida e força e outros alimentos funcionam como termogênicos que aceleram o metabolismo aumentando a temperatura corporal e auxiliam na queima de gorduras indesejáveis.

Não deixe pra amanhã o que você pode começar hoje !!

Procure um nutricionista, comece uma atividade física e obtenha assim uma qualidade de vida melhor que irá lhe trazer uma velhice mais saudável e sem grandes complicações de saúde.

Reportagem publicada no jornal EI! Entretenimento e Informação, nº 20 de Maio/2012, escrito pela Dra. Valesca Coimbra