segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Cuidados Especiais na Alimentação no Ciclo Menstrual


Todos os meses as mulheres enfrentam o ciclo menstrual que proporciona algumas alterações no corpo e no emocional como ansiedades, ficam desmotivadas, sensíveis (a tão temida TPM e as cólicas), pois nem todas as mulheres desenvolvem esses sintomas, mas, todas essas reações são devido às alterações hormonais que o corpo sofre.

Porém uma alimentação adequada mesta fase pode ajudar a amenizar esses sintomas e fazer com que esse período seja menos estressante para todas as mulheres.

Na fase pré-menstrual o adequado é que se aumente o consumo de carboidratos devido à vontade de se comer doces que a mulher fica neste período. Também se deve aumentar o consumo de fibras para que haja uma melhora no ritmo intestinal.

Porém deve-se evitar sal, alimentos condimentados e embutidos devido à retenção de líquida que se desenvolve nesta fase. Também seria adequado evitar chocolate, café, chás e refrigerantes por causa da cafeína que pode ajudar a aumentar a irritação que é um dos sintomas da TPM.

Na fase menstrual devemos aumentar o consumo de ferro da alimentação para se evitar uma possível anemia. Então se deve priorizar o consumo de carnes, leguminosas e vegetais de folhas verdes escuras e também consumir frutas como laranja, limão, acerola, abacaxi que possuem vitamina C que ajuda na absorção de ferro.

Mas as mulheres que mantêm uma alimentação equilibrada durante todo o mês, já seguem todos os passos e consequentemente possuem esses sintomas em menor proporção que as demais mulheres. Então não espere o período pré-menstrual para iniciar uma vida saudável e cuidar da sua saúde como num todo.

Reportagem do Jornal EI! Entretenimento e Informação, Edição nº 15, Dezembro/2011.
Escrito pela Dra. Valesca Coimbra, Nutricionista Clínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário