sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Alimentação e Trabalho - um assunto muito sério


O pouco tempo disponível no trabalho para a refeição faz com que muitas pessoas pulem o almoço, ou corram aos fast foods, na ilusão do atendimento rápido e preço mais em conta.
Segunda a nutricionista Valesca Coimbra, essas práticas alimentares errôneas causam sérios riscoas à saúde. Ela afirma que "é extremamente importante a saída do local de trabalho para a realização das refeições. Sendo assim, o trabalhador poderá se desvincular por alugmas horas das suas tarefas e realizar sua refeição de forma mais tranquila". Para alguém se alimenta fora de casa, a escolha do local deve ser feita com muita cautela. Além da higiene, que deve ser muito bem avaliada, o conforto que proporciona aos clientes também deve ser levado em conta.

Um almoço equilibrado deve conter "proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais que são essenciais para a manutenção do nosso metabolismo e reposição energética. O almoço deve ser uma refeição leve e nutritiva". Como exemplo, Valesca Coimbra sugere: saladas de verduras e legumes; carne; leguminosas e pequenas porções de carboidratos. A fruta seria a melhor opção para a sobremesa. "Uma alimentação correta no almoço fará com que o trabalhador continue o seu dia de trabalho bem mais disposto" alerta.

Os lanches intermediários garantem a ingestão necessária de nutrientes ao longo do dia. "Pela manhã a opção deve ser pelos sucos e frutas; à tarde inclua um pouco de proteína e carboidrato encontrados no leite, na soja, nos pães e nos cereais" recomenda.

"Não somente o trabalhador, mas toda a população tem direito a seis refeições diárias, com qualidade. Quando temos uma alimentação adequada acompanhada de práticas de atividade física e hábitos saudáveis podemos evitar o desenvolvimento de algumas doenças como hipertensão, problemas cardíacos, diabetes, dislipidemias, obesidade e transtornos alimentares" alerta Valesca Coimbra.

Reportagem retirada do jornal EI! Entretenimento e Informação com uma entrevista feita com a Nutricionista Valesca Coimbra.
Data: 11/08/2011

2 comentários:

  1. Oi,
    gostei de seu blog, vou começar a te visitar.
    Estou em dieta (de novo!) e gostei das suas dicas e reflexões!
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oie Dalila,

    obrigada por visitar meu blog, sempre que é possível vou colocando aqui novas dicas para uma vida mais saudável.
    É lembre a dieta sempre deve ser acompanhada por um profissional nutricionista para que você tenha um excelente resultado.

    Abraços,
    Att, Dra. Valesca Coimbra

    ResponderExcluir