O Blog tem por objetivo transmitir informações de hábitos alimentares saudáveis para melhorar a qualidade de vida dos nossos leitores. Você pode participar ativamente do blog deixando comentários ou entrando em contato: (21)4124-6067/ 7682-6994.
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Doença Celíaca
É uma doença causada por intolerância ao glutén que é uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia e malte. As pessoas acometidas por está patologia, na ingestão de glutén causa danos às vilosidades que revestem a parede do intestino delgado.
A doença é considerada autoimone, e os sintomas podem surgir após a ingestão do glutén durante à alimentação.
Os principais sintomas intestinais são: diarréia crônica ou constipação, inchaço ou flatulência, irritabilidade, e pouco ganho de peso. Também pode apresentar carência de ferro, osteopenia ou osteoporose, anormalidades no fígado e erupção na pele chamada dermatite herpetiforme. Porém a doença também pode não desenvolver qualquer sintoma.
Numa dieta totalmente isenta de glutén a cura costuma ser total.
O tratamento deste paciente será constituído em evitar alimentos que contenham glutén (exemplo: pães, cereais, bolos, pizzas e outros alimentos que contenham trigo, centeio, aveia, malte ou cevada). Quando o glutén é retirado da dieta, a cura poderá ser total.
É possível substituir as farinhas por fécula de batata, farinha de milho, amido de milho, polvilho doce ou azedo, farinha ou creme de arroz, farinha de araruta ou fubá.
Tratamento com uma Nutricionista pode ajudar o doente celíaco a ter uma melhor qualidade de vida e se ajustar a essa nova forma de se alimentar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário