domingo, 28 de março de 2010

Necessidades Nutricionais no Idoso


Cada idoso tem necessidades únicas, de modo que as recomendações dietéticas devem ser individualizadas.

As necessidades energéticas geralmente diminuiem com a idade devida a diminuição na taxa metabólica basal e a redução na atividade física.

Porém alguns idosos estão com risco de desnutrição devido as condiões financeiras, diminuição da atividade física e psicologica, solidão, a incapacidade de se alimentar sozinho, problemas dentários, alterações do paladar a hábitos alimentares precários, anorexia, má absorção por disfunção GI, aumento das necessidades nutricionais por causa de lesões ou doenças, interações medicamentosas com nutrientes, disfagia, úlceras de pressão e doenças como Alzheimer, Parkinson, osteoporose, diabetes, hipertensão e constipação.

Em decorrência do envelhecimento os idosos apresentam perda do paladar, passando a apreciar sabores mais intensos, onde o doce e o salgado estão mais diminuídos.

Os idosos geralmente apresentam massa magra diminuída e perda do vigor físico e mental.

Ao elaborar uma dieta adequada deve-se dar preferência a peixes, peito de frango, carne vermelha magra (músculo, patinho, alcatra, filé mignon), leite e seus derivados desnatados e evitar carne vermelha gorda (costela, contrafilé), pernil de porco, embutidos, leite e seus derivados integrais.

Devemos também dar preferência aos carboidratos como arroz, pães, massas integrais, aveia, biscoitos integrais, frutas e vegetais variados. Uma dieta rica em fibras ajuda na integridade intestinal e diminuição da flatulência. Deve-se incentivar o consumo de líquidos como: água, sucos naturais, água de côco, gelatina e chás de ervas.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Mulheres e a temida TPM


As mulheres sofrem mudanças hormonais mensais (ciclo mestrual) que desencadeiam o ciclo reprodutivo feminino.
Esses hormônios, como o estrógeno e a progesterona sinalizam mudanças fisiológicas nos ovários e útero preparando-os para a ovulação.
Neste período a mulher desenvolve a tão temida TPM ocasionando sintomas como ansiedade, depressão, alteração de humor, fadiga, ganho de peso, inchaço, dor nas mamas, cólicas dentre outras.
Pois os hormônios influenciam o metabolismo de minerais, como cálcio e o magnésio e de vitaminas, como a vitamina D. Então neste período é adequado repor estes nutrientes e beber muito líquido. Para isto, aumenta-se o consumo desses nutrientes no período da TPM.
Porém determinados alimentos ao serem incorporados a dieta neste período podem ocasionar uma melhora dos sintomas da TPM.

Estes alimentos são:

* Melância: possui grandes quantidades de magnésio que no período da TPM devido as alterações hormonais e o nutriente mais perdido e possui bastante água que ajuda a diminuir o inchaço.

* Nozes e castanha: ricos em ômega 3 e ômega 6, estas oleoginosas estão relacionadas a melhora do humor. Só tem que ter cuidado pois são calóricos.

* Leite e derivados: ricos em cálcio

quarta-feira, 24 de março de 2010

Alimentação Saudável


Uma alimentação saudável será composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais.
Para isso, deve-se seguir uma dieta variada com todos os tipos de alimentos e com variações nas cores, sem excessos e sem a falta de alguns deles.
Na sua rotina diária inclua o hábito de consumir frutas, verduras e legumes.

Mudando Para Melhor

Este Blog tem por objetivo transmitir informações de hábitos alimentares saudáveis para melhorar a qualidade de vida dos leitores.

Você pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato:
(21)2717-7826/7682-6994 (Dra. Valesca)

Lembre-se que cuidar da alimentação é cuidar do seu Futuro!