segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Alimentos Orgânicos


Alimento Orgânico é aquele cultivado sem o uso de pesticidas, convencionais, fertilizantes e agrotóxicos, além de ser processado sem radiação ionizadora.

É um produto limpo, saudável, e que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza. Todo o seu manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.

Alimentos orgâncios são mais saborosos. O sabor e o aroma são mais intensos - afinal em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los. Além disso, são mais nutritivos. Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo.

Todo alimento orgânico é o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilíbrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc), observando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses alimentos entre si e com os seres humanos.

Além de frutas e verduras, os produtos de origem animal(como, carnes, ovos e leites) também podem ser produzidos de forma orgânica. Esaa denominação é dada quando os animais são criados sem o uso rotineiro de antibióticos e sem utilização de hormônios de crescimento.

A quantidade do produto orgânico deve sempre ser assegurada por um selo de certificação. Este selo é fornecido pelas assosciações de agricultura orgânica pi ´pr órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização. O selo de certificação é a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.

Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar a composição destes e, assim, preservá-los da ação danosa de seres vivos ou substâncias nocivas.

Se utilizada adequadamente, eles não estragam os alimentos. Porém, se não houver alguns cuidados no uso - como por exemplo utilizar o produto por mais tempo que o recomendado - eles podem afetar seriamente o ambiente e a nossa saúde.

Quando em excesso, o agrotóxico causa intoxicação no organismo humano. Os sintomas mais imediatos são dor de cabeça, dor de estômago, fraqueza, mal-estar e sonolência. Outros podem surgir meses ou até anos depois, e incluem paralisia e cêncer.

Como Eliminar Agrotóxicos dos Alimentos



A solução mais indicada para lavar frutas, verduras e hortaliças é uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água. O ideal é sempre deixá-la agindo por meia hora e depois lavar com água corrente.

Algumas observações sobre alguns alimentos:

Morango - é um dos alimentos mais afetados pelo uso de agrotóxicos. Jamais deixe de lavá-lo na solução de bicarbonato.

Banana, Laranja e Batata - não há necessidade de lavagem com bicarbonato se a casca não for consumida.

Mamão - procure lavar a fruta imediatamente antes de abri-lo. Assim você elimina a possibilidade de que a faca entre em contato com o agrotóxico da superfície e o leve para a polpa.

Maçã - apesar de poder ser consumida sem casca, é na casca que estão muitas das fibras que tornam esta fruta tão saudável. Então, lave-a com a solução de bicarbonato normalmente.

Cenoura - é um dos vegetais que apresentam menos resíduos de agrotóxicos. Para garantir sua segurança, utilize uma escova e água corrente para fazer a limpeza da casca.

Tomate - o ideal e sempre consumir o tomate o mais maduro possível. Quanto mais passa o tempo, mais o veneno se dissipam. Para dar adeus ao agrotóxico, você também pode descascá-lo.

Fonte: http://belezaesaude.dae.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário